segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pontos de Boiadeiros e Baianos


Baiano que vem da Bahia , vem beirando beira mar ,
Bota a canga no sereno , ô deixa a canga serenar. 

Valei-me Senhora do Amparo , Estrela guia do meu povo da Bahia ,

Valei-me meu Senhor do Bonfim , que dos baianos és o padroeiro ,
Valei meu Orixá formoso , que gira , gira , nesse terreiro.
 
Quem vem na frente são as baianas, com seu chapéu de lado 
Seu lenço encantado , e seu copo na mão , 
Que vem trazer aos filhos do Nazareno , a sua mensagem e a sua proteção. 


Coqueiro do norte tá balançando
A bahia tá lhe chamando.


Ah! Meu senhor do bonfim
Valei-me
Valei-me são salvador
Vamos saravar nossa gira
Que o povo da bahia chegou
Chegou chegou
Bahia bahia bahia de são salvador
Quem nunca foi a bahia
Peça a deus nosso senhor.

Se ele é baiano
Agora que eu quero ver
Dançar catira no azeite de dendê
Eu quero ver os baianos de Aruanda
Trabalhando na Umbanda
Prá quimbanda não vencer.

 
Baiano é um povo bom
Povo trabalhador
Baiano é um povo bom
Povo trabalhador
Quem mexe com baiano
Mexe com Nosso Senhor
Quem mexe com baiano
Mexe com Nosso Senhor.


Baiana faz e não manda
Não tem medo de demanda
Baiana faz e não manda
Não tem medo de demanda
Baiana feiticeira
Filha de Nagô
Trabalha com pó de pemba
Pra ajudar Babalaô
Baiana sim
Baiana vem
Quebra a mandinga com dendê
Baiana sim
Baiana vem
Quebra a mandinga com dendê.


Baiano bom
Baiano bom
Baiano bom é o que sabe trabalhar
Baiano bom
Baiano bom
Baiano bom é o que sabe trabalhar
Baiano bom
É o que sobe no coqueiro
Tira o coco, bebe a água
e deixa o coco no lugar
Baiano bom
É o que sobe no coqueiro
Tira o coco, bebe a água
e deixa o coco no lugar.


Na Bahia tem
Já mandei buscar
Lampião de vidro
Ôi sá Dona
Para clarear… ôooo.


Bahia Ô África
Venha nos ajudar
Força baiana
Força africana
Força Divina 
Vem cá Vem cá.

Quando eu vim da bahia

Estrada eu não via
Cada encruza
Que eu passava
Uma vela eu acendia.

Na bahia tem um coco
Nesse coco tem dendê
Se a água do coco é doce
Eu tambem quero beber.


Quando eu sai da bahia
Todo mundo chorou
Chorou pai chorou mãe
Todo mundo chorou.



Vem baianada dançar o catimbó
Amarrar os inimigos
Na pontinha do cipó.


Baiana da saia rendada
Seu tabuleiro tem aé
A baiana vem requebrando
Oi carregando acarajé
Ê bahia
Bahia do nosso senhor do bonfim
Ê bahia
Peça a oxalá por mim.


De terno branco
Seu punhal de aço puro
O seu ponto é seguro
Quando vem pra trabalhar
Segura o nêgo,
Que esse nêgo é Zé Pilintra
Na descida do morro
Ele vem trabalhar.

Oi Zé, quando vem lá da lagoa
Toma cuidado com o balanço da canoa
Oi, Zé, faça tudo o que quiser
Só não maltrate o coração dessa mulher.

Seu Zé Pilintra
Moço do chapéu virado
Na direita ele é maneiro
Na esquerda ele é pesado.


Todo Baiano que vem lá da Bahia,
Ele traz sua alegria
Pro seu povo ajudar.
Traz a coroa de Nossa Mãe Iemanjá
E traz as forças de Nosso Pai Oxalá. 

Todo Baiano que vem lá da Bahia,
Ele traz sua alegria
Pro seu povo ajudar.
Traz a coroa de Nossa Mãe Iemanjá
E traz as forças de Nosso Pai Oxalá. 

Ele é Baiano,
Ele arrebenta a sapucaia. 
Eê, meu pai, Ele arrebenta a sapucaia. 
Ele é da Bahia,
Esse Baiano vale ouro,
Ele é da Bahia,
Salve Seu chapéu de coro.

Coquim, Coquim Baiano,
Coquim lá da Bahia,
Coquim venceu demanda,
Com a Senhora da Guia. 

Na Bahia tem um coco,
Esse coco tem dendê.
Me diga como se come esse coco,
esse coco é bom de comer. 
Vai se embora pra Bahia,
Bahia está lhe chamando.
Saravá nossa Bahia,
Saravá todos os Baianos. 


Boiadeiros

Seu boiadeiro por aqui choveu
Choveu que água rolou
Foi tanta água que meu boi nadou
E na minha boiada me falta um boi

Me falta um ô me falta dois
Me falta dois ô me falta três.

A menina do sobrado
Mandou me chamar por seu criado
Eu mandei dizer a ela
Que estou vaquejando
Meu gado
O olo boiadeiro
Eu gosto é de samba arrojado
Olo boiadeiro
Eu gosto é de samba arrojado.


Folha por folha
Na jurema tem
Minha boiada ê ê ê á
Minha boiada ê ê ê á.


Pedrinha miudinha
Pedrinha na aruanda ê
Lajedo tão grande
Tão grande na aruanda ê.

Boiadeiro que vem de Minas
Vem do alto do meu sertão
Vem trazendo sua boiada boiadeiro
Chapéu de couro na mão.


Me chamam boiadeiro
Boiadeiro não sou não
Eu sou simples vaqueiro
Boiadeiro é meu patrão.


Xetroá xetroá
O meu laço é de laçar
Xetroá xetroá
Boiadeiro vem trabalhar.


Abalei minha roseira
Para tirar do caminho
Abalei minha roseira
Para tirar do caminho
Na aldeia de boiadeiro
Não se pisa em espinho.


Ê boi da estrela de ouro
Ê boi da estrela de ouro
Boiadeiro se aquiete
Guarde seu ferrão
Boiadeiro se aquiete
Guarde seu ferrão.


Selei selei selei
Meu cavalo eu selei
Boiadeiro vai embora
Deixa seu cavalo aqui.


Tirei meu chapéu
implorei a meu Deus
quem não me conhece
Boiadeiro sou eu.

xo, xo, xo passarinho
saia do meio da estrada
xo, xo, xo passarinho
saia do meio da estrada
que ai vem seu boiadeiro
trazendo sua boiada.


Boi, boi, boi, boi, boiá
Boi, boi, boi, boi, boiá
Tira a chinela do pé o moreno
Naum deixa esse boi escapar!
Tira a chinela do pé o moreno
Naum deixa esse boi escapar!


Me chamam de Boiadeiro
Não so Boiadeiro não
Eu so zelador de gado
Boiadeiro é meu patrão
la la la ia
Boiadeiro é meu patrão
la la la ia
Eu venho de muito longe
Eu venho cortando a estrada
Com meu laço na garupa
Levando boi na envernadala
la la ia.


Toma lá Vaqueiro
Toma lá vaqueiro,
Toma jaleco de couro,
Toma jaleco de couro,
Na porteira do curral.


Eu tava na mata serrada
Com meu gado esparramado
Eu tava na mata serrada
Com meu gado esparramado
Meu boi, minha boiada
Boiadeiro venha vaquejar seu gado
Meu boi, minha boiada
Boiadeiro venha vaquejar seu gado.


Quem vem lá sou eu
o maior é Deus
se a cancela bate,
boiadeiro sou eu.


De lá vem vindo,
De lá vem só,
De lá vem vindo
As força maior.
De lá vem vindo, Boiadeiro,
De lá vem só,
De lá trazendo
As força maior.


Mas ele veio pelo rio de contas,
vem caminhando por aquela rua,
Olha que beleza!
Seu boiadeiro no clarão da lua. 



Nenhum comentário: